Pastorais

Obra das Vocações Sacerdotais

A OVS tem por objetivo rezar pelas vocações sacerdotais; auxiliar materialmente e espiritualmente os futuros sacerdotes e incentivar toda a comunidade cristã a despertar e desenvolver nas famílias o interesse pelas vocações sacerdotais. É um organismo diocesano que visa motivar o Povo de Deus a rezar pelo surgimento das Vocações Sacerdotais e, de forma generosa, contribuir financeiramente para a manutenção do Seminário.

Pastoral do Dízimo

Para a Pastoral do Dízimo o objetivo principal é o desenvolvimento continuado de uma conscientização dos paroquianos sobre a sua responsabilidade para com a comunidade onde vive e participa. Promove a conscientização dos fiéis de suas responsabilidades como cristãos, ajudando-os a fazerem gestos de partilha e a sentirem-se co-responsáveis pela sua comunidade, cada um de acordo com suas possibilidades.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração, constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, desta forma, pela união com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo. Nossas reuniões são sempre na última sexta-feira de cada mês às 15:00 horas e a Missa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira de cada mês às 19h.

Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da Educação, possibilitando aos que não tiveram acesso à educação, através de processos pedagógicos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.

Pastoral da Terceira Idade

A Pastoral da Terceira Idade busca a promoção e a valorização das pessoas da “melhor idade”, possibilitando uma melhor qualidade de vida através de atividades de integração, partilha da Palavra de Deus, ginástica para a melhor idade, bingos, brincadeiras lúdicas, dentre outros.

UAC - SAC

Nossa Paróquia é dirigida por uma Congregação Religiosa denominada Palotinos. Tem sua espiritualidade calcada no fundador São Vicente Pallotti que comemora o seu dia em 22 de Janeiro. O Carisma de nosso fundador é reavivar a fé e reacender a caridade; esse é o nosso grande desafio.

Iniciação Cristã de Jovens e Adultos

Nosso objetivo é, com o auxílio do Espírito Santo, levar as pessoas ao encontro com Cristo e à adesão à vida cristã, pela inserção na Comunidade. Formar discípulos missionários, pela descoberta e experiência pessoal de que só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Pastoral da Liturgia

Possibilitar que os fiéis tenham plena consciência da sua participação nas celebrações litúrgicas, ajudando-os a ter uma vivência cada dia mais profunda do que celebram. É a ação que tende a favorecer ao povo de Deus, sua participação ativa, consciente, plena e frutuosa, na celebração do Mistério Pascal de Cristo, de modo que possa vivenciar o Mistério celebrado.

Pastoral Missionária (Missão Continental)

Queremos animar a vocação missionária dos cristãos, fortalecer as raízes de sua fé e despertar sua responsabilidade para que todas as comunidades cristãs se ponham em estado de missão permanente. Trata-se de despertar, nos cristãos, a alegria e a fecundidade de serem discípulos de Jesus Cristo, celebrando o “estar-com-Ele” e o “amar-com-Ele”, para serem enviados para a missão.

Pastoral da Acolhida

“Quem recebe vocês, recebe também a mim, e quem me recebe, recebe também Aquele que me enviou.” (Mt 10,40). Essa passagem do evangelho define muito bem a visão e a missão que a Pastoral da Acolhida abraça. Sem fazer distinção de pessoas nosso compromisso é representar o Cristo que acolhe, que cuida, que recebe com amor e carinho os filhos que a Ele chegam. Com um sorriso nos lábios e muito amor no coração estamos aqui para receber e cuidar de todos que chegam à casa do Pai.

Iniciação Cristão de Crianças e Adolescentes

Somos a Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes, mas conhecida como Catequese. Iniciação Cristã é um termo utilizado pela Igreja Católica para designar o ato de introduzir uma pessoa leiga, que em nosso caso são crianças e adolescentes de até 13 anos, ao conhecimento dos ensinamentos de Jesus Cristo como um primeiro passo num processo de formação de novos fiéis católicos.

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde, é uma das Pastorais Sociais da CNBB de atuação em âmbito nacional, comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive do credo. Com milhares de agentes por todo território nacional, esta pastoral atua em três dimensões: solidaria, comunitária e político-institucional. É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Cristo.

Pastoral da Música

Nossa Pastoral visa animar e acompanhar todas as equipes litúrgicas para que tenham um bom repertório e saibam dirigir as celebrações com cantos apropriados e preparados. Nos dedicamos a complementar a liturgia das celebrações, proporcionando momentos de alegria, oração e encontro com Deus.

Congregação Mariana

Existem no Brasil desde 1584, agregadas à Congregação Prima Primária de Roma, vinculadas até 1967 à Federação Mundial das Congregações Marianas com sede em Roma. É uma associação pública de leigos católicos, formada por cristãos católicos que procuram seguir melhor o cristianismo através de uma vida consagrada a Mãe de Deus, a Virgem Maria, solidificando a devoção a Nossa Senhora em seus membros em todas as suas ações, “buscando permanentemente a santidade pessoal pelo crescimento da vida cristã, no seguimento de Jesus, através de uma ardentíssima devoção, reverência e amor filial à Virgem Maria”.

Grupo de Oração

É um encontro de cristãos para louvar e bendizer a Deus, levando os participantes a uma experiência pessoal com o Deus vivo. A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontecem de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas de Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e curas, testemunhos, palestras, pregações. O objetivo do Grupo de Oração é levar cada participante a experimentar a pentecostes pessoal. Crescer e chegar à maturidade da vida cristã, plena no Espírito Santo, segundo os desejos de Jesus. Nossos Encontros são às segundas-feiras, às 20h, no Salão Paroquial.

Grupo de Coroinhas

Buscamos despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade. Damos aos Coroinhas uma formação contínua, tanto litúrgica quanto bíblica, motivando-os na missão assumida, servindo ao altar e nos serviços da Comunidade. Nossos encontros são aos Sábados das 10 às 11h.

Clube de Mães

Tem como objetivo a união, promoção e valorização da dignidade da mulher e da mãe de família, através de diferentes trabalhos de artesanato, inserindo-as na Comunidade Paroquial e trabalhando a parte de socialização e renda alternativa. Nossos encontros são às segundas-feiras, das 14 às 17h, no 1° andar do Prédio Paroquial.

Legião de Maria

A Legião de Maria tem, como fim, a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. O fim imediato de tal organização é o fim apostólico da Igreja, isto é, destinam-se à evangelização e à santificação dos homens e à formação cristã da sua consciência. Nossas reuniões são às quintas-feiras às 09h, no 1° andar do Prédio Paroquial.

Ministério da Visitação

A visitação é uma atividade que deveria ser desenvolvida por todos os membros da Comunidade. Ela é uma forma de expressar o amor de Deus e levar a graça divina aos visitados, a fim de que os mesmos recebam (ou percebam) a manifestação da presença de Deus em suas vidas. Buscamos evangelizar com amor, carinho e grande ardor missionário através da visita pessoal, principalmente aqueles que, por alguma mágoa ou ressentimento, se afastaram da Comunidade.

Círculo Bíblico

Círculo Bíblico é um estudo religioso semanal onde irmãos e irmãs refletem sobre as coisas da vida da comunidade, ou seja, sua situação, seus problemas, suas conquistas. Essa reflexão baseia-se no estudo da Bíblia, que é a Palavra de Deus, luz que ilumina os passos do grupo. À medida que evolui o estudo, cada membro do grupo é chamado a dar novos passos. O Círculo Bíblico possui três partes distintas: Leitura de texto sobre a vida, leitura da Bíblia e reflexão sobre a vida e sobre a Bíblia. Atualmente a Paróquia de Santa Isabel possui 16 Círculos Bíblicos e se reúnem semanalmente nas residências de cada membro.

Terço dos Homens

É um grupo de oração ligado ao movimento Apostólico de Schaenstatt, que bebe e vive da espiritualidade deixado pelo fundador. O grupo visa resgatar a ação do homem na Igreja, como apóstolo e gestor de um mundo novo. Sendo assim nos reunimos com o Terço na Mão, entoando cantos e orações, para pedir e agradecer as graças alcançadas. Seu fundador Pe. José Kentenich, criou o movimento em 18 de outubro de 1914 em Schaenstatt, na Alemanha. Nós Homens do Terço rezamos, todas as quartas-feiras às 20h na Paróquia. Estamos sempre prontos a seguir em missão, quando solicitados. Com o Terço na Mão e Maria no coração, ela aguarda por você!

Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial

O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial - EPVM ajuda os noivos a enfrentarem uma nova etapa na vida. Conhecido como Curso de Noivos, esse Encontro, está dentro da Pastoral Familiar no Setor Pré-Matrimonial. Com o objetivo de preparar melhor os casais para o casamento. São realizados 3 encontros por ano em um domingo no horário de 07h às 18h onde são ministradas palestras aos casais de noivos.

Encontro de Casais com Cristo

O Encontro de Casais com Cristo - ECC é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. É realizado um ECC no ano e 1 encontro “Grupão” por mês com todos os casais que já fizeram o ECC e aberto para toda a Comunidade sempre no 4º domingo do mês após a missa das 08:30h.